quinta-feira, 21 de junho de 2012

A casa do Elvis completa 30 anos como ponto turístico







A residência do Rei do Rock’n'Roll foi aberta para visitação em 1982 e recebe cerca de 500 mil turistas por ano

Quando Granceland foi aberta para visitação, há 30 anos, ninguém sabia se as pessoas de fato iriam se interessar por conhecer a casa onde Elvis Presley viveu. Hoje cerca de 18 milhões de visitantes já passaram pela casa. De acordo com o Huffindton Post, o lugar não apenas se tornou um negócio rentável como colocou a cidade de Memphis no topo dos destinos turísticos dos amantes de música.
Segundo Priscilla Presley, ex-mulher do cantor, o espírito de Elvis, e não apenas a história da música, é o que faz os turistas virem até Graceland. “Toda vez que venho aqui, sinto como se Elvis fosse descer a escada a qualquer momento”, contou ela durante uma entrevista para o The Associated Press. E acrescentou ainda: “Não tenho dúvidas de que ele está aqui, em algum lugar, em espírito. Eu acho que as pessoas também sentem isso aqui”.
O Rei do Rock’n’Roll morreu em 16 de agosto de 1977, e no início dos anos 1980 Graceland se tornou um fardo devido aos autos impostos. Contadores e banqueiros queriam que a casa fosse colocada à venda, porém Priscilla Presley achou que abrir a propriedade para visitação poderia solucionar os problemas financeiros e manter o legado de Elvis vivo. Ela garantiu um investimento de $ 500 mil dólares, hoje equivalente a mais de R$ 1 milhão, e visitou outras atrações turísticas do país para buscar inspiração.
Graceland foi aberta para os turistas de junho de 1982. “Nós não tínhamos ideia se receberíamos 30, 300 ou 3 mil visitantes no primeiro dia. Felizmente, foi um sucesso”, disse Jack Soden, diretor executivo da Elvis Enterprises, que ajudou Priscilla Presley a planejar o empreendimento. No primeiro dia foram 3 mil turistas e o fluxo se manteve estável, com uma média de 500 mil por ano que passam pela mansão e pela exposição na área externa da propriedade, de acordo com Soden. O pico da visitação é em agosto, durante o aniversário de morte de Elvis, quando a casa organiza uma vigília à luz de velas.
A popularidade de Graceland também ajudou a impulsionar o turismo da cidade de Memphis e de outras atrações da região. Os turistas podem andar por dentro da casa, conhecer a sala de estar, a sala de jantar, a cozinha e outros cômodos. Discos de ouro brilham na parede do longo corredor enquanto seu uniforme do exército e os figurinos que Elvis usou em seus filmes são expostos em outra sala. Do lado de fora é possível visitar o túmulo dos familiares do rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário